sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Mídias na escola.wmv

Internet e educação

Essa questão de computadores como instrumento educativo é algo que deve ser avaliado com muito cuidado. Todos recriminam os avisos nas portas das salas de informática sobre o que é proibido fazer com as máquinas. Acho que há exageros nessas proibições, entretanto, INFELIZMENTE é necessário. A realidade de uma sala de aula é muito diferente da utopia da sala de uma universidade. O prefessor precisa sim ter controle do que os alunos acessam e ahora que acessam, pq há sim a distração dos alunos, além da falta de cuidado que acontece e com muita frequencia. As vezes falta de cuidado por parte do aluno, as vezes falta de educação mesmo. Mas é falta de educação doméstica, O professor não responsável por 100% da formação de uma pessoa, então a educação doméstica é essencial para que aliada a educação escolar dê subsídios para essa criança se tornar um cidadão digno.
É muito fácil falar, difícil é estar numa sala com 35 alunos, cada um com uma história de vida diferente, cada um com uma educação diferente, outras sem educação e base familiar.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O livro didático: mocinho ou vilão?



O livro didático é muito importante e muito bom, pois auxilia o professor e o aluno. O problema se instala quando o professor faz o livro de cronograma e segue religiosamente todos os seus passos e conteúdos em ordem e sem modificar ou acrescentar nada, e sem também mudar as aulas. Vira monotonia.
O docente precisa estar apto a consciliar o livro didático a aulas diferentes, com materias e recursos novos e não necessariamente seguir todos os passos de um livro. O prefessor tem e deve usufruir de sua autonomia em sala para propiciar uma aula diferente quando necessário e ao seu modo, sem seguir um modelo pronto que alguém lhe deu. É preciso tomar um certo cuidado quanto a isso.

Midias Digitais - TV na Escola e Os Desafios de Hoje




Desde a sua invenção até os dias atuais, a televisã tem fundamental importância na educação. Hoje em dia tem até um papel mais relevante, uma vez que é um veículo de comunicação em massa e está presente na maioria das casas dos brasileiros.
Tendo um papel tão importante, acredito que a televisão teria que te uma programação mais educativa e instrutiva do que "distrativa", e em horários conveniente à maioria dos brasileiros. Como o video mostra, os programas da televisão brasileira precisam ser repensados e reformulados, de forma a melhorar seu contéudo, não apenas criando modas e ditandos beleza.