terça-feira, 30 de agosto de 2011

Tecnologia na Educação





O uso da tecnologia na educação tem trazido diversos benefícios para a aprendizagem, sendo usada como uma forma didática e lúdica de ensino. Graças ao uso de computadores de alta tecnologia ou talvez de alguns acessórios especiais - ainda não estou me referindo às escolas públicas brasileiras, infelizmente - crianças com paralisia cerebral e outros problemas de ordem neurológica conseguem ser alfabetizadas e ter acesso aos conteúdos de estudos de classes regulares com maior facilidade, conseguindo aprender. Isso faz com que elas se sintam capazes e dessa forma estimuladas, melhorando o desenvolvimento em outros campos, como o motor e a auto-estima.
Em contrapartida vem o uso da tecnologia para a graduação a distância. Formação de profissionais à distância não deve ser, acredito eu, o melhor caminho para estar apto a exercer uma função na sociedade, principalmente a função de professor, pois infelizmente é a área de graduação EAD que vem crescendo. Como formar profissionais que lidarão com as relações sociais, se eles mesmo não tem esse convívio diário com os colegas? O compartilhar, o trocar de saberes numa discussão em sala de aula é inexistente. Por que não há medicina e direito em EAD? É possível formar médicos, advogados e engenheiros à distância? E por que é possível formar professores?
Os prós e os contras da tecnologia na educação.

Um comentário:

Caren Mota disse...

Ótima reflexão, colega.
O sistema EAD apesar de ser moderno e prático, pode trazer uma série de maleficios para a educação por comprometer as relações sociais entre indivíduos e também comprometer a aprendizagem dos mesmos, entre outros aspectos que são fundamentais nas formação de profissionais, seja lá em que área do conhecimento for.
Não há dúvidas de que esse sistema veio para revolucionar a prática do ensino e da educação, mas é preciso tomar cuidado na forma de sua aplicação.