sexta-feira, 9 de setembro de 2011

´



Desde o início das aulas da disciplina de Educação e Tecnologia que estamos discutindo a respeito da liberdade que não é dada às crianças quando elas têm acesso aos computadores em uma escola. A maneira como as máquinas são arrumadas, de forma que o professor tenhar acesso a tudo que as crianças vêm na rede, foi algo também muito discutido.


Acredito que é necessário sim que o professor tenha como ver os conteúdos acessados pelos alunos uma vez que, sem esse controle é quase impossível conseguir dar aula sem que haja total, ou quase total, dispersão das crianças para com as atividades propostas pelo professor. Em uma sala de 30 a 40 alunos é improvável que o descente consiga realizar suas atividades sem essa forma tradicional de arrumar os laboratórios de informática das escolas. Não é questão de proibir as crianças a terem acesso à páginas específicas, e sim conseguir que elas realizem as atividades propostas sem mudarem o foco da aula. Infelizmente a única forma de se conseguir isso é com o professor podendo ver as páginas que os pequenos acessam enquanto estão na aula.

Um comentário:

Educando com Tecnologia! disse...

Concordo com você Isabelle, está atento ao que as crianças acessam não é uma forma de repressão mas sim de mediação, controle que é indispensável em determinadas etapas da aprendizagem.